1ª Série de Seminários on-line (Webinars) sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs)

1ª Série de Seminários on-line (Webinars) sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs)

Desde o início de 2019, no contexto do Programa Conjunto UE-UNCTAD para Angola: Train for Trade II, a Componente de Transporte e Logística do projeto dedica atividades específicas sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) para aprimorar a capacidade institucional do Governo de Angola nesta matéria.
 
Neste contexto, o principal objetivo desta série de seminários on-line é ajudar as instituições-alvo a melhorar ou acelerar a preparação contínua de projetos de PPPs em Angola.
 
No final desta série de seminários on-line, os participantes terão:
 
  • Um conhecimento abrangente sobre todas as etapas das fases de preparação de um projeto de PPP (duas primeiras fases do ciclo de PPP), com ênfase especial no setor de transporte; e
  • Conhecimento sobre como os estudos de viabilidade de um projeto de PPP são preparados, incluindo escopo, metodologias e ferramentas, dados necessários, modelos comerciais e financeiros e análise de sensibilidade.

A primeira sessão da série de quatro seminários on-line sobre PPPs em infraestrutura de transporte reuniu mais de 50 participantes de diferentes ministérios e agências, inclusivo o Ministério da Indústria e Comércio; Ministério de Economia e Planeamento; Ministério dos Transportes; e Ministério das Finanças. A sessão forneceu uma introdução ao ciclo do projeto de PPP, com foco na primeira parte da identificação e pré-avaliação de projetos com potencial e preparando o terreno para as sessões seguintes, aprofundando temas específicos. Os participantes apreciaram muito o conteúdo e a abordagem da apresentação e os componentes interativos do seminário on-line: a primeira pesquisa de satisfação forneceu uma pontuação geral de 4,5 de um máximo de 5. Os participantes consideraram o conteúdo muito relevante para o trabalho prático do dia-a-dia. Os seguintes seminários on-line da mesma série serão realizados nos dias 21 (duas sessões) e 28 de julho.


Objectives

 O principal objetivo desta série de seminários on-line é ajudar as instituições-alvo a melhorar ou acelerar a preparação contínua de projetos de PPPs em Angola.
 

Contents

  • Todas as etapas das fases de preparação de um projeto de PPP (duas primeiras fases do ciclo de PPP), com ênfase especial no setor de transporte; e
  • Como os estudos de viabilidade de um projeto de PPP são preparados, incluindo escopo, metodologias e ferramentas, dados necessários, modelos comerciais e financeiros e análise de sensibilidade.