2° Workshop de formação sobre mel e madeira na província do Moxico

2° Workshop de formação sobre mel e madeira na província do Moxico

Como parte do programa conjunto UE-CNUCED para Angola (Train for Trade II), e em apoio aos esforços de Angola para reforçar e diversificar a sua economia no sentido de produtos mais sustentáveis, a CNUCED está a organizar um segundo evento de formação no âmbito do seu processo de Revisão Nacional das Exportações Verdes no país.  O seminário de formação, centra-se em dois produtos específicos destacados na primeira formação NGER que teve lugar em 2018: mel e madeira.

O mel em Angola é principalmente um produto natural, considerado intrinsecamente verde, e faz parte da lista de produtos seleccionados pelo executivo, através do DP 40/16 de 24 de Fevereiro (Master Lines of Strategy to exit the crisis derived from the drop in the price of oil in the international market). O mel tem um mercado nacional, incluindo nichos de alto valor como a medicina natural, e um grande potencial de exportação na região da SADC, bem como mercados na Europa, Ásia e Estados Unidos. O potencial de desenvolvimento do sector do mel em Angola recebeu um interesse adicional das representações da França e da UE em Luanda - potenciais mercados de exportação - especialmente se as questões de harmonização e certificação forem abordadas.

O sector do mel carece de legislação específica, meios de financiamento e enfrenta problemas logísticos, tais como dependência da importação de contentores, baixa adopção de certificação e extensiva informalidade.

No caso da madeira, o produto é especificamente mencionado no Plano Nacional de Desenvolvimento (PND 2018-2022 páginas 75 & 157). A área florestada em Angola está estimada em 53 milhões de hectares. A madeira é actualmente extraída e exportada principalmente em toros (com baixo valor acrescentado), e o surgimento de uma indústria de aglomerados pode acrescentar valor ao sector. Elevados custos de financiamento, regulamentos fitossanitários dispendiosos e dificuldades de acesso a equipamento moderno de extracção e processamento aumentam os custos no sector da madeira em Angola. Em termos ambientais, é importante reduzir a pressão sobre as florestas naturais, promovendo incentivos para a criação de florestas plantadas e a conservação dos ecossistemas.

Neste contexto e ouvindo as sugestões do Ministério do Comércio e Industria de Angola (MINDCOM), associações locais, bem como as partes interessadas no workshop NGER de 2018, a CNUCED realiza um workshop provincial onde a produção de mel e madeira é mais concentrada, a província do Moxico, especialmente a sua capital, Luena.

Objectives

A formação provincial NGER em Luena, província do Moxico, tem dois objectivos:

  • Formar funcionários provinciais, membros de associações, produtores e sociedade civil local para aumentar a capacidade de análise das políticas nacionais de promoção e desenvolvimento do Mel e da Madeira, incluindo questões de harmonização e certificação de produtos.
  • Transferir conhecimentos transversais sobre promoção de produtos verdes, certificação e processos de exportação para o Mel e a Madeira, incluindo membros de instituições públicas locais, privadas e da sociedade civil.


Contents

  • Mapeamento e plano de acção - mel
  • Mapeamento e plano de acção - madeira

Target Audience

Funcionários provinciais, membros de associações, produtores e sociedade civil local para aumentar a capacidade de análise das políticas nacionais de promoção e desenvolvimento do Mel e da Madeira, incluindo questões de harmonização e certificação de produtos.